11 setembro 2007

DeVotchka


Imagine misturar música romena, grega, eslava, bolero e mariachi com raízes do folk e punk americanos. Acrescentar sons de piano, violino, trompete e acordeon, sem esquecer da tuba, bouzoukis (guitarra grega), theremin e sousafone (????)... Conseguiu imaginar uma loucura dessas? ... Pois é, isso tudo aí existe e é classificado como indie rock, respondendo pelo nome de DeVotchka.

A banda, formada por Nick Urata, Tom Hagerman, Jeanie Schroder e Shawn King começou a tocar ainda em 1997 e, ao contrário do que o nome leva a crer, é de Denver/EUA (o nome é russo e significa "menina").

O grupo já tem 04 álbuns gravados: SuperMelodrama (2000), Una Volta (2003), How it Ends (2004) e Curse Your Little Heart (2006) e algumas cositas mas que eu ainda não sei. Foram indicados ao Grammy em 2006.

Eu, atrasadinha, só conheci os caras recentemente, na trilha do fofíssimo "Pequena Miss Sunshine" e foi paixão instantânea. Morri de amores por "How it Ends" e "The Winner Is". Pelo que soube também participaram da trilha de "Uma Vida Iluminada" (um filme estranho e interessante de 2005).

Pra quem quiser saber mais, no myspace da banda tem muita coisa legal, vídeos, fotos e dá pra ouvir algumas músicas também. Esse aqui é o site oficial e a comunidade no orkut.
Enjoy.

2 comentários:

Quelarinha disse...

Ola, desculpa invadir assim o teu blog, mas tinha de deixar registado o grande apreço que tenho por este post. Grande escolha de uma grande banda, infelizmente pouco divulgada...

Jorge Leberg disse...

Conheci a banda através do álbum Nightmare Revisited, e me apeguei ao estilo surreal deles logo de cara. Já saí a cata de trabalhos deles no Sonora, adoro "Baso Profundo". Parabéns pela divulgação da banda.