21 janeiro 2007

Outros e longínquos sonhos

Vocês viram que gracinha a nova música do Chico? Outros Sonhos?
Achei tão bonitinha... delicada, quase ingênua.
O problema é que sempre que ouvia a canção ficava intrigada.
Parecia que eu conhecia aqueles versos de algum lugar.

"... Sonhei que o fogo gelou
Sonhei que a neve fervia
E por sonhar o impossível
Sonhei que tu me querias..."

Meu Deus, será que o Chico andou copiando? huauhauhauh
Achava impossível, mas a dúvida não saia da minha cabeça.
Fiquei matutando, matutando... e descobri!
Não é que eu estava certa? Eu realmente conhecia aqueles versos.
O duro foi lembrar de onde. Mas num esforço sem precedentes busquei debaixo de quase uma década e meia de lembranças, e ele estava lá, soterrado nos escombros da memória, o meu saudoso e querido "Caderno de Recordação" uhahahuhauhuhah
E com ele meus longínquos 12 anos...rs... Que memória poderosa eu tenho!
Há... e por conta disso, tive um acesso de saudosismo... Aquela época bonita... a crença nas pessoas, na vida, nos sonhos... Mas logo recobrei a consciência. Onde é que eu estou com a cabeça? Pelamordedeus, falando de um troço de duzentos anos atrás e que ninguém, hoje em dia, sabe o que é! Isso é atestado de velhice!
Sim, porque só um dinossauro pra saber do que eu tô falando... Aqueles cadernos, típicos de adolescentes dos anos 80/90, com aquele monte de perguntas (importantíssimas e profundas) que na verdade só serviam pra disfarçar a secreta intenção de descobrir mais sobre aquela pessoa especial e invariavelmente inatingível.
Pois bem, no final do questionário, tinha um espaço livre para manifestações de todo tipo e denominado filosoficamente de "Deixe sua recordação". E é lá, exatamente lá, que está o verso cantado pelo Chico, e amarelado pelo tempo.
Estava resolvida a questão? Nãooooo! Tudo bem que eu tinha razão, mas ainda faltava resolver o resto do enigma. Se o verso era realmente antigo e não foi o Chico que escreveu, quem foi?
Aham... É aí que entra em cena meu companheiro inseparável de todas as horas, o tio Google (que sempre tem resposta pra tudo). Por ele, fiquei sabendo que o verso é de origem espanhola e o seu autor é desconhecido... por isso que o Chico cita ele em espanhol no final da música. E mais, seu pai (do Chico) costumava cantar o verso pra ele quando criança e ele não conseguiu esquecer... e fez essa canção.
Há... como tudo é poético no Chico né? Ai, ai, ai...

Outros Sonhos

Chico Buarque

Sonhei que o fogo gelou
Sonhei que a neve fervia
Sonhei que ela corava
Quando me via
Sonhei que ao meio-dia
Havia intenso luar
E o povo se embevecia
Se empetecava João
Se impiriquitava Maria
Doentes do coração
Dançavam na enfermaria
E a beleza não fenecia

Belo e sereno era o som
Que lá no morro se ouvia
Eu sei que o sonho era bom
Porque ela sorria
Até quando chovia
Guris inertes no chão
Falavam de astronomia
E me jurava o diabo
Que Deus existia
De mão em mão o ladrão
Relógios distribuía
E a polícia já não batia
De noite raiava o sol
Que todo mundo aplaudia
Maconha só se comprava
Na tabacaria
Drogas na drogaria
Um passarinho espanhol
Cantava esta melodia
E com sotaque esta letra
De sua autoria
Sonhei que o fogo gelou
Sonhei que a neve fervia
E por sonhar o impossível, ai
Sonhei que tu me querias

Soñé que el fuego heló
Soñé que la nieve ardia
Y por soñar lo impossible, ay, ay
Soñe que tu me querias.

http://chicobuarque.uol.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Cintia!
Cheguei aqui por acaso, ao buscar essa letra do Chico no Google.
Gostei muito do teu Blog.
Inté!
Sergio
(serum@ig.com.br)

Anônimo disse...

OI, CINTIA...
Muito legal a sua curiosidade investigativa...
gostei do seu blog e queria lhe parabenizar pela personalidade critica...
gostaria de trocar figurinhas com vc..
tchau...
Ricardo
Ricardofroid@hotmail.com